Dados do Trabalho


Título

MicroRNA como um potencial biomarcador molecular para diagnóstico precoce de câncer de mama

Introdução

O câncer de mama (CM) é o mais prevalente dentre todos os tipos de câncer que acometem as mulheres em todo o mundo, despontando com altas taxas de mortalidade e morbidade. Apesar dos avanços nos métodos de diagnóstico e tratamento, o CM ainda é descoberto tardiamente, sendo responsável por elevados índices de morte, especialmente em países de baixa e média renda, como o Brasil. Dessa forma, é fundamental descobrir novos biomarcadores para o CM com maior grau de sensibilidade, especificidade e que possibilitem realizar o diagnóstico no início da doença de modo minimamente invasivo. Devido às suas características, os microRNAs (miRNAs) despontam como potenciais biomarcadores para o diagnóstico precoce do CM.

Objetivo

O presente estudo teve o objetivo de analisar as características clínico-patológicas, os subtipos moleculares e a expressão de 7 miRNAs plasmáticos (miR-1, miR-10b, miR-16, miR-21, miR-34a, miR-195 e miR-210) em 49 pacientes com CM não metastático da região sul da Bahia.

Método

Os indivíduos com CM foram comparados com um grupo de mulheres sem a doença (n=44) e a expressão dos miRNAs plasmáticos foi averiguada por RT-qPCR.

Resultados

Todos os miRNAs analisados estavam hipoexpressos (p<0,05) nas pacientes com CM. A análise da curva ROC e o cálculo da área sob a curva indicaram melhor acurácia dos miRNAs: ​​miR-195, miR-16, miR-21 e miR-1 (p<0,05) para predição diagnóstica, possibilitando diferenciar as mulheres com CM daquelas sem a patologia. A combinação de um painel de miRNAs melhorou drasticamente os resultados e apresentando alta acurácia para o diagnóstico de CM e alta sensibilidade e especificidade. Além disso, a expressão destes miRNAs não diferenciou o perfil imuno-histoquímico do CM.

Conclusão

Portanto, os dados deste estudo propõem que as alterações da expressão dos miRNAs circulantes podem ter grande potencial como novos biomarcadores não invasivos para o diagnóstico precoce do CM.

Palavras-chave

Oncologia, biomarcadores, microRNA

Área

Mama

Autores

GABRIEL CALASANS DOS SANTOS, Felipe Silva de Miranda, José slaibi Filho, Nathália Teixeira Carmo, Luciene Cristina Gastalho Campos Luiz