Dados do Trabalho


Título

Análise do perfil imunológico em pacientes com câncer de colo do útero: em busca de biomarcadores preditivos e prognóstico.

Introdução

O câncer de colo do útero (CCU) representa importante causa de mortalidade em mulheres. A imunoterapia, incluindo inibidores de check-point, mostra-se promissora no tratamento do CCU, fortalecendo a resposta imunológica. No entanto, biomarcadores preditivos são necessários para melhorar a seleção de pacientes e a eficácia do tratamento.

Objetivo

Identificar biomarcadores celulares que possam ser utilizados como instrumento de avaliação prognóstica e preditivo de imunoterapia em pacientes CCU.

Método

Foram coletadas amostras de sangue periférico de 89 pacientes com CCU e 10 pacientes controle. A imunofenotipagem das células TCD4+ e TCD8+ foi realizada por citometria de fluxo, avaliando os marcadores de ativação celular (CD69, HLA-DR e CD107a), marcadores de função reguladora (CD152, CD127c e CD45RA) e os marcadores de exaustão (LAG3 e CD279). Análises estatísticas foram conduzidas usando os programas FlowJo 10.1.2 e GraphPad Prism 8.0.

Resultados

Pacientes com CCU apresentaram ativação imunológica nas células TCD4+ e TCD8+, com aumento significativo das células TCD4+ expressando HLA-DR e CD69, e células TCD8+ expressando HLA-DR, sugerindo ativação em resposta ao câncer cervical. Pacientes em estágios avançados apresentaram maior quantidade de células TCD4+ e TCD8+ expressando HLA-DR, possivelmente relacionado à carga tumoral elevada. No entanto, observou-se redução das células TCD4+ e TCD8+ expressando CD127, indicando possível exaustão celular e comprometimento da resposta imunológica.

Conclusão

Os resultados revelam o perfil imunológico em pacientes com CCU, destacando a ativação das células TCD4+ e TCD8+ e sua relação com estágios avançados da doença. A diminuição das células TCD4+ e TCD8+ expressando CD127 sugere um perfil de exaustão celular e comprometimento da resposta imunológica. Esses achados contribuem para a identificação de biomarcadores preditivos e direcionamento do tratamento em pacientes com CCU.

Palavras-chave

Câncer de colo do útero, imunofenotipagem, biomarcadores, imunoterapia, resposta imunológica.

Área

Ginecológico

Instituições

Instituto Mário Penna, Laboratório de Pesquisa Translacional em Oncologia - Minas Gerais - Brasil

Autores

JORGE GOMES GOULART FERREIRA, Helder Costa Drumond , Paulo Guilherme de Oliveira Salles, Andréa Teixeira de Carvalho, Letícia da Conceição Braga